Algas - Não tivemos sorte nesse aspecto. Apesar de todos os esforços dos resistentes funcionários do hotel, nos dias em que tivemos em Punta Cana, as algas em grande número foram sempre uma presença e tornavam pouco apetecidos os banhos na praia. Do que vimos depois, nas viagens que fizemos pela ilha, Samaná e Bayaibe não estavam tão afectados por esta autêntica praga, que a continuar assim, vai certamente no futuro afastar muita gente das praias de Punta Cana.
Animação - Bons espectáculos de animação, apenas com o senão de nessa zona haver uma grande quantidade de insectos e o mais normal é sair-se de lá completamente picado. Pode ter sido azar o nosso, mas nos dias que estivemos lá, fomos autênticos banquetes para insectos.
Bebidas - Boa cerveja. Bebidas nacionais também de boa qualidade.
Capitão Gringo - Que bela surpresa. Depois de vermos os preços apresentados pela Soltur para a Ilha Saona, depressa contactamos a empresa Capitão Gringo pelo Facebook e marcamos por esta empresa. Com o preço a ser menos de metade, e apesar de todo o feed-back que já tínhamos, ficou alguma desconfiança, mas que rapidamente foi ultrapassada. Pessoal todo 5 estrelas, animação constante e muito, muito Rum. Recomendamos a todos.
Cayo Levantado - Bela surpresa. No pacote da ida a Samaná, estava também a ida a este Cayo. Apesar de grande parte ser ocupado por um Resort, o que sobra tem paisagens fantásticas e que em beleza chega mesmo a rivalizar com a Ilha Saona. Recomendamos, além de que aí tivemos oportunidade de beber um pinacolada simplesmente divinal.
Dimensões - Muitas vezes o enorme tamanho deste Hotel deixa muitas pessoas de pé atrás, mas na verdade isso acaba por nem ser um problema. Lá dentro, o hotel dispõem de um excelente circuito interno de transportes e em 5 minutos praticamente estamos onde queremos.
Dominicanos - Povo que nos surpreendeu pela positiva. Exageradamente religiosos de uma forma geral, mas sempre educados e sem nunca porem em causa a nossa segurança e boa disposição. Bastante comunicativos e interessados.
Excursões - Das muitas excursões que podíamos fazer na Ilha, optamos pelas idas a Samaná e Ilha Saona. Não se arrependemos, ambas nos proporcionaram excelentes momentos. A ida a Samaná é mais cansativa. Autocarro, barco e novamente autocarro. Mas se é difícil lá chegar a partir de Punta Cana, a sua beleza não deixa ninguém indiferente e logo se esquece o tempo que demorou a chegar lá. Quanto à Saona, é de facto um lugar bonito, de acesso relativamente fácil e feita pelo Capitão Gringo, certamente animação não faltará.
Funcionários - Todos 5 estrelas. E não é daquelas simpatias a fazer-se à gorjeta. Não, são pessoas de facto de uma humildade e simpatias contagiantes.
Ilha Saona - Vale sem dúvida a visita. Praias bastante bonitas, curiosamente sem pessoas em excesso e com excelentes lugares para quem gosta de fazer mergulho.
Internet - No Hotel apenas na zona do Hall existe Internet grátis. Fora dessa zona, a Internet é paga, pelo que não é de estranhar que muito pessoal se amontoe na zona do hall, na procura das novidades diárias.-
Orbest - Viagem tranquila, tripulação competente. Apenas uma breve ressalva, para viagens tão longas, talvez fosse simpático os aviões terem écrans individuais.
Praia Rincón - Não foi fácil chegar lá, mas valeu bem a pena. Uma hora e meia de autocarro, uma hora de barco e mais uma de autocarro todo terreno. É um paraíso e o seu difícil acesso, talvez seja o segredo para manter aquela pureza e virgindade tão adorável.
Restaurantes - Apesar do hotel ser enorme, os muitos restaurantes espalhados pelo gigante resort, faziam com que não existissem grandes esperas. Funcionários, todos sem excepção, super simpáticos, comida boa e variada, nada a apontar.
Restaurantes Temáticos - Com muito pouca qualidade. Tivemos em três restaurantes temáticos, o de comida nacional dominicana, o mexicano e o de peixe. Apesar da simpatia dos funcionários, nenhum deles nos deixou saudades.
Samaná - Na excursão que fizemos a Samaná, a impressão que ficamos foi Top e certamente nos ficou alguma mágoa, por não termos optado por este destino em detrimento de Punta Cana. Muito verde, praias fantásticas e sem algas, e um povo super simpático.
Segurança - Sentimos em todos os locais que visitamos fora do hotel, sempre a máxima segurança. Os dominicanos são de facto um pouco simpático e não se tornam chatos por serem demasiado insistentes para vender. São simpatia pura.
Soltur - Se quase sempre que viajamos o fazemos de uma forma independente, marcando nós vôos e hóteis, desta vez e tendo em conta a especificidade do destino, optamos por um operador. De uma forma geral, nada a apontar, tudo correu dentro dos previstos. Nota apenas, para os elevados preços desta empresa no que a excursões fora do hotel diz respeito. Logo no primeiro dia, marcam uma reunião com o pessoal, a pretexto de informações úteis e no meio vão vendendo as suas viagens, a preços verdadeiramente exorbitantes. Conseguimos viagens na concorrência, a menos de metade do preço. Dá que pensar....
Transferes - Os transferes Hotel - Aeroporto e vice-versa, foram da responsabilidade da Soltur, nada a apontar, com o guia bastante simpático.
------------