Anil Polat divulgou um mapa, que é constantemente atualizado, com as palavras-chave do wi-fi de aeroportos de todo o mundo. O objetivo é ajudar os turistas que chegam a aeroportos desconhecidos.
É das primeiras coisas que fazemos quando chegamos a um aeroporto e não queremos gastar dinheiro com o roaming: ligar-nos à internet através do wi-fi. Mas como saber se há internet livre no aeroporto para onde vamos? O blogger Anil Polat resolveu o assunto, recolhendo todas as palavras-chave das redes de internet dos aeroportos onde já esteve, e criou um mapa mundial com todos os acessos.
Rapidamente, os leitores do blogue começaram a contribuir para a base de dados com as senhas que eles próprios vão recolhendo em aeroportos, incluindo as palavras-chave para as redes das salas de espera VIP das companhias aéreas. O mapa é agora público e é atualizado diariamente com contributos de Anil Polat e dos seus leitores.
O blogger criou ainda uma aplicação para telemóveis — a WiFox — que facilita a utilização por parte dos viajantes. É só selecionar o aeroporto, e a aplicação trata de copiar a palavra-chave e de ligar o aparelho à internet. Polat garante que a aplicação, que é paga, está a ter uma forte adesão. O grande problema para o blogger poderá ser a falta de autorização para divulgar as informações. “De momento, ainda ninguém se queixou”, assegura Polat ao El País.
A aplicação de Polat não é a primeira a distribuir senhas de internet. O WiFi Map, disponível para iPhone e para Android, tem mais de cinco milhões de palavras-chave disponíveis, não só de aeroportos, mas também de outros locais públicos.
O Observador
Sem comentários:
Enviar um comentário