segunda-feira, 14 de abril de 2014

Christiania - Copenhaga

Christiania é a terceira maior atracção de Copenhaga, logo depois da Pequena Sereia e do Parque Tivoli. Mas o que é no fundo Christiania? Christiania é uma comunidade independente e com gestão própria, que bem no centro de Copenhaga, ocupa uma vasta área de 34 hectares, no espaço que outrora foi uma antiga base militar.
Feita a apresentação geográfica e histórica, fica a pergunta, e o que tem de diferente e que desperta tanta curiosidade esta comunidade? Christiania é no fundo uma comunidade com regras bem distintas, onde co-habitam artistas, anarquistas, músicos e toda uma enorme diversidade de pessoas, que privilegiando o bem comum, fizeram deste espaço a sua casa. Obviamente, ocorreram ai também outro tipo de pessoas, sem as mesmas intenções, e Christiania tornou-se também uma referência no tráfico de drogas ligeiras, o que tem levado a alguma tensão com a polícia.
Ao chegarmos ali, é notório o clima de tensão, fotografias nem pensar, e se antes o tráfico era a céu aberto, agora há pequenos resguardos militares, onde se procede às transacções. Esta é uma situação que continua a ser tolerada pela polícia, que não pretende enfrentar radicalmente o problema e que talvez não se mostre preparada para que todo este tráfico se dilua pela cidade de Copenhaga.
Fora isso, Christiania marca a diferença pelas suas galerias de arte a céu aberto, pelos músicos que a qualquer canto fazem as suas batidas e pela muita, muita juventude que ali ocorre. Destaque também para o enorme lago, que em pleno centro de Copenhaga, faz as delícias de muitos, que depois de um dia de trabalho, ocorrem ali para beber a sua bela cerveja, no meio de uma conversa com amigos.
Poderíamos passar aqui horas a debater Christiania, com as suas virtudes e defeitos, mas não queremos entrar por aí, queremos apenas deixar a curiosidade para quem visite Copenhaga, de passar por lá e poder ter a sua própria impressão do local.

Pode-lhe ser Útil:
- Site Oficial de Christiania;
- Hotéis perto de Christiania;

Nyhavn - Copenhaga (Dinamarca)



Nyhavn, ou Porto Novo em português, é um canal em Copenhaga. 
Atualmente, os edifícios foram transformados em bares, cafés e restaurantes e é uma das zonas da cidade mais procurada. Basta um pouco de sol para Nyhavn estar à "pinha" com centenas de pessoas a passear, a apanhar sol, a beber um café, entretidos sentados no paredão! É um sítio convidativo, bastante agradável onde o tempo passa depressa demais... 
A âncora junto ao canal é em memória dos dinamarqueses mortos durante a II Guerra Mundial.

domingo, 13 de abril de 2014

Malmo - Suécia

Estando em Copenhaga, tornava-se imperdivel a oportunidade de dar um salto à "vizinha" Suécia e à pacata cidade de Malmo. Malmo é a terceira cidade mais populosa da Suécia e tem um dos portos mais importantes do país. Chegar a Malmo é bastante fácil, e a partir da estação central de Copenhaga, à comboios a sair praticamente a todo o momento. A viagem demora cerca de 40 minutos.
A travessia para a Suécia faz-se através de uma obra verdadeiramente notável de engenharia, com a famosa ponte que parece nascer de dentro do mar.  Metade da travessia, do lado Dinamarquês é feita em túnel, para não afectar o Aeroporto de Copenhaga, e a meio da travessia, o túnel emerge numa bonita ponte, numa obra fantástica de engenharia. Apesar da beleza, e para quem vai de comboio, não é muito visível tudo isto, e muitas vezes só em fotos aéreas se consegue ter uma percepção clara da beleza desta ponte.
Embora o comboio faça paragens anteriores, a estação central em Malmo, é Malmo C. Um belo edifício, que nos dá logo uma ideia do que esperar da cidade.
Malmo é uma cidade de média dimensão, com praças bastante agradáveis, repleta de edifício históricos. Dá ideia de ser uma cidade onde se vive bem, com uma qualidade de vida bastante satisfatória. A cidade está rodeada de grandes jardins, bem cuidados e onde as famílias aproveitam para passear e praticar desporto. A igreja de São Pedro ( Sankt Petri kyrka) é um dos pontos de referência na parte antiga da cidade e sua torre pode ser vista de vários pontos da cidade.

Links Úteis:

sábado, 12 de abril de 2014

Danhostel Copenhagen City - Copenhaga (Dinamarca)

Quando começamos a planear a viagem à Dinamarca, procuramos desde logo conseguir estadia na zona central e assim poupar dinheiro e tempo nas deslocações. Após muitas pesquisas, acabamos por marcar a estadia no Danhostel Copenhagen City. Apesar de não ter todas as características que procurávamos, a questão preço/qualidade, assim como a localização, pesaram na escolha.
Se procurávamos à partida um ambiente acolhedor, pacato, acabamos por não o conseguir. Este hostel, de construção recente, é na verdade, um hotel, dada a sua grande dimensão e o pouco contacto que se consegue ter entre hóspedes e funcionários. Não existe aquela harmonia, que se consegue ter, em hosteis mais pequenos.
Fora isso, e tendo em conta o preço e localização, bem perto da zona central de Copenhaga, do Tivoli e da Gare Central, o Danhostel Copenhagen City acaba por ser uma opção razoável. Acabamos por ficar uma noite no quarto duplo e outra numa camarata de 6 camas, e em ambos, nada temos a apontar, assim como à qualidade do pequeno-almoço, incluído na estadia.

Preço duas camas em dormitório de seis: 172 €
Endereço: H.C. Andersens Boulevard 50, 1553 Copenhaga



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...