Turquia vai multar passageiros impacientes: os que se levantam mal o avião aterra... É uma eterna questão: depois do avião aterrar, qual é a altura certa para se levantar e iniciar o desembarque? E aqueles passageiros que não cumprem as indicações? É multá-los, ordena Turquia.
Na Turquia, os passageiros que se levantarem do seu lugar antes de o avião ter parado por completo, conforme avisos e indicações dos assistentes de bordo, ou que se aglomerarem no corredor antes de chegar a sua vez de sair do avião serão multados, de acordo com uma circular aprovada pela Direcção-Geral da Aviação Civil do país.
O director-geral Kemal Yüksek deu instruções às tripulações de cabina dos aviões que aterram na Turquia para emitirem avisos de que os passageiros que “não respeitarem a prioridade de desembarque dos passageiros à sua frente ou à sua volta” serão comunicados às autoridades e “será aplicada uma multa administrativa de acordo com os regulamentos legais”.
Isto inclui desapertar os cintos de segurança, levantar-se, abrir os compartimentos superiores ou aglomerar-se no corredor enquanto o avião ainda não parou e/ou está a deslocar-se para a porta de embarque; mas também levantar-se ou dirigir-se para o corredor antes de chegar a sua vez na fila de saída, estipula a directiva. Na circular, Yüksek refere que se registou um aumento significativo de relatos deste tipo de comportamento, que põe em risco “a segurança dos passageiros e das bagagens” e ignora “o cumprimento e a prioridade de saída” dos outros passageiros.
No entanto, referem que quando se trata de ficar de pé e esticar as pernas, logo após ser desligado o sinal de apertar o cinto de segurança, não há mal desde que o façam no seu lugar, que se mantenham fora do corredor e tenham em atenção os passageiros à sua volta.
in Público