terça-feira, 24 de outubro de 2017

Eslovénia: Liubliana + Lago Bled

A viagem para a Eslovénia surgiu no meio de umas férias em mais alguns países europeus, pelo que por uma questão de logística, aterramos no aeroporto de Veneza, vindos de Budapeste. Com carro já previamente alugado a partir do site Rentalcars, o processo para levantamento do carro foi relativamente rápido e pouco burocrático. De saída de Veneza, apanhamos a auto-estrada E70, rumo a Trieste, e alguns kms antes de chegar a Trieste, a estrada tem uma saída para a A1, já em território Esloveno. O caminho é tranquilo e a viagem de cerca de 250 km faz-se bastante bem.
Chegamos a Liubliana um pouco antes de anoitecer, e com pressa em desfrutar da cidade, e antes mesmo de irmos ao hotel, fomos directamente para o centro da cidade. A cidade é bastante pequena, tendo em conta que é uma capital de um país, mas isso torna-a ainda mais bonita e acolhedora. Optamos por ir ao Castelo e aproveitar o por do sol, para ter uma vista magnífica sobre a cidade e as montanhas que a circundam. A cidade é de facto bastante bonita, e após uma visita completa ao castelo, voltamos a descer para o centro, e aconselhamos-nos num ponto turístico ai existente, de hipóteses para podermos jantar, antes de seguirmos para o hotel. Acabamos no Gostilna Sokol, um restaurante bastante acolhedor e com uma magnífica sopa de cogumelos, servida dentro de pão. Excelente mesmo.
Com um preço qualidade a ter em conta, voltaríamos a repetir. Uma vez termos carro, optamos por ficar numa acomodação não central, optamos pelo Holiday Home Pri Kamnu, a cerca de 5 km do centro. Fomos recebidos pelo proprietário, uma pessoa bastante simpática e desde logo ficamos maravilhados com o espaço, uma pequena casa em madeira, com uma excelente vista para as montanhas.

No dia seguinte, bem cedo apanhamos a A2 rumo a Bled, que fica a cerca de 55 km, e em pouco tempo estávamos em Bled, com o seu lago mágico. É de facto um lugar místico, tranquilo. Acabamos por ter algum azar no dia, pois ia-se disputar naqueles dias um campeonato mundial de remo, de veteranos e a cidade estava algo caótica, com poucas zonas para estacionar e muita confusão. Acreditamos que num dia normal, a cidade ainda deve ser mais acolhedora. Ainda assim, deu para usufruir do espaço acolhedor à volta do lago, subimos à zona do castelo, que tem umas vistas de encher o olho. Bled é de facto daquelas coisas a visitar uma vez na vida.
Com tempo disponível e com a Áustria ali a um pulinho, não perdemos a oportunidade para "picar" mais um país e apreciar essa obra gigantesca de engenharia que é o túnel Predor Karavanke, o túnel que une os dois países e tem 7864 metros de comprimento. Na Áustria, oportunidade para apreciar a beleza indescritível e o verde das montanhas em redor dos alpes julianos. Verde a perder de vista.
Como o tempo era escasso, acabamos por regressar a Liubliana, ainda a tempo de poder usufruir da cidade. É de facto uma cidade encantadora. Visitamos o enorme jardim do Tivoli, um espaço que os locais aproveitam para passear e fazer desporto na enorme mancha verde mesmo na zona central da cidade.

Depois, oportunidade para conhecer melhor a zona em redor do Rio Lublianica e poder usufruir das suas fantásticas esplanadas e da bela cerveja local. As margens do rio são muito procuradas e ali se reúne a população, que aproveita os dias mais solarengos. 
----
Dicas úteis:
- Não se esqueçam que para viajar nas autoestradas na Eslovénia, é preciso comprar uma vinheta. Na Eslovénia não existem portagens, compra-se a vinheta antecipadamente pelo período desejado, afixa-se no vidro da frente do carro e já está. Quando se entra na Eslovénia por via terrestre, logo nos primeiros kms, existem pontos de venda. Não se esqueçam, pois a multa é bastante alta.
----
Sites Úteis: 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...