quarta-feira, 29 de junho de 2016

Caminhadas: Pelo antigo caminho entre Bulnes e Poncebos (Picos da Europa - Espanha)

Rodeada de montanhas, verde e paz, Bulnes é uma das aldeias mais bonitas que visitámos no Parque Nacional dos Picos da Europa e uma das poucas em Espanha sem acesso por estrada. Vai-se a partir de Poncebos: ou num funicular subterrâneo ou a pé, por um trilho de montanha inesquecível.
Chegámos de funicular, ao final da tarde, quando a maior parte dos visitantes já tinha partido. Só ficaram na aldeia meia-dúzia de pessoas, além de galinhas, gansos, cães e um gato siamês peludo que nos acompanhou fielmente num passeio pela montanha. Acordámos da mesma forma que adormecemos: a ouvir o rio. Espreitámos curiosos pela janela do quarto e, se ontem os picos andavam a brincar às encondidas com as nuvens, hoje vêmo-los até ao céu azul.
De mochila às costas, esta manhã vamos regressar a Poncebos, não de funicular, mas a pé, por um caminho que até ao ano 2000 era a única via de comunicação entre Bulnes e o resto do mundo. O trilho desce como um risco pelas encostas íngremes das montanhas, com vistas magníficas sobre um desfiladeiro onde há muitíssimo tempo existiu um glaciar. O gelo cobria, então, a maior parte dos Picos da Europa e línguas glaciares enormes desciam entre eles. À nossa volta, há montanhas calcárias gigantescas onde o verde cresce sempre que pode. No meio, está o vale - umas vezes aberto, outras mais estreito - por onde corre um rio: ora junto a nós ora só um sussurro no meio de gargantas profundas.
Continuamos a descer - suavemente ao longo da maioria do trajeto, acentuadamente mais perto do fim. Até à ponte de Jaya, onde termina o percurso, cruzámo-nos com pessoas de várias idades: uns a correr, outros a caminhar calmamente, alguns com esforço, uma senhora a ajudar com a mão um cão já velhote na subida, dois senhores bem-dispostos com um cão chamado “Mendia” que significa “montanha” em Basco.
É tudo tão grandioso que as pessoas parecem pontinhos e o caminho uma linha na paisagem. Sinto-me insignificante, mas ao mesmo tempo plenamente eu, as minhas pernas em movimento, os pensamentos a formarem-se dentro de mim: eu viva. E todos sorrimos uns aos outros.

Caracterização do percurso:
Início: Bulnes
Fim: Poncebos
Tipo: linear
Dificuldade: média-baixa
Extensão: 4 km
Tempo estimado: 1 hora e 15 minutos
Desnível: 500 metros
Bem sinalizado 

Observações:
- O trajeto também pode ser feito na direção contrária, ou seja, partindo de Poncebos e terminando em Bulnes, sendo no entanto mais difícil, devido à acentuada subida inicial;
- Quem quiser, poderá conjugar este trilho com a famosa Rota do Cares (entre Poncebos e Caín);
No verão, os fins-de-semana são muito procurados. Por isso, quem gosta de sossego deverá evitá-los e experimentar passar a noite na aldeia de Bulnes;
- Nessa altura, também é difícil arranjar estacionamento em Poncebos, especialmente no parque de estacionamento junto ao funicular, já que comporta um número reduzido de carros. Em alternativa, é possível deixar a viatura em Arenas de Cabrales e apanhar um dos frequentes autocarros para Poncebos.

terça-feira, 21 de junho de 2016

Conheça o Airbnb de comida, o site para turistas experimentarem comidas típicas


Uma das melhores maneiras de conhecer a cultura local de uma cidade é provando suas comidas típicas. E foi pensando nisso que três jovens de Singapura criaram o Bon Appetour, um site que permite turistas fazerem uma refeição em casas de locais.
Os interessados podem procurar por casas que façam parte da rede da startup e escolher uma data para a refeição. Caso exista restrições alimentares, há a possibilidade de especificá-las antes de fazer a reserva e pagar o valor definido pelos anfitriões. Uma taxa de 15% também é cobrada.
Se você quiser receber convidados, também é simples. Basta preencher um questionário que inclui a descrição, fotos e valor do menu, além da sua localização.
Por enquanto, poucas cidades do Brasil como São Paulo e Rio de Janeiro, têm casas abertas para quem quiser experimentar um novo prato. Roma, Florença, Barcelona e Paris são os locais com mais oportunidades no site.

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Ryanair: depois dos voos, os quartos 'low cost'


A companhia aérea anunciou esta quinta-feira o lançamento de um novo serviço de alojamento económico. “Ryanair Rooms” nasce a 1 de Outubro.
Actualmente já é possível reservar hotéis no site da companhia aérea de baixo custo, através de uma parceria com a plataforma Booking.com. Mas a partir de 1 de Outubro, com o lançamento da “Ryanair Rooms”, a oferta irá alargar-se a “uma vasta gama” de hotéis, hostels, B&Bs, casas de férias e outros tipos de alojamento, “sempre com os preços mais baixos”.
“Cada vez mais, os consumidores procuram produtos Ryanair para além de voos, pelo que vemos este novo serviço como uma progressão natural na conversão [da empresa] no Amazon das viagens de avião”, afirma o responsável pelo departamento de marketing em comunicado.
De acordo com Kenny Jacobs, “isto também ecoa a alteração na procura dos diferentes tipos de alojamento por parte dos consumidores”, que será reflectida na maior variedade de tipologias oferecidas, “desde suítes luxuosas em hotéis de cinco estrelas até pousadas independentes e económicas.”
O lançamento do novo serviço está previsto para 1 de Outubro. Até lá, a companhia aérea está a “convidar todos os estabelecimentos turísticos interessados” em integrar a plataforma “a apresentarem as suas propostas de forma a se tornarem parceiros”.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...