segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Old Prague Hostel - Praga (República Checa)
Para a nossa estadia de três noites em Praga, optamos pelo Old Prague Hostel, um espaço pequeno, acolhedor e localizado bem perto da praça central de Praga. Com cores quentes, e um staff bastante atencioso, e tendo em conta preço/qualidade, voltaríamos a repetir.
Assuntos Relacionados que lhe podem ser úteis:
- Lista de Hóteis em Praga;
- Lista de Hóteis em Praga;
Aeroporto de Praga: Transfers
O Aeroporto Internacional de Praga Ruzyně (Letiště Praha-Ruzyně) está localizado a 17 km a noroeste do centro da cidade. É o maior aeroporto da República Checa e um dos principais do Leste Europeu. Serve como base da Czech Airlines, companhia aérea nacional que faz voos para as principais capitais da Europa. Em 2010, foi considerado apenas o 35º aeroporto da Europa em termos de movimento de passageiros, com 11,5 milhões de pessoas. Suas três principais rotas são Paris-Charles de Gaulle, London-Heathrow e Frankfurt.
Há mais de 130 cidades no mundo com voos diretos a partir deste aeroporto através de aproximadamente 50 companhias aéreas, entre elas Air France, Alitalia, British Aiways, EasyJet, Emirates, Iberia, Lufthansa e TAP. Suas três principais rotas são: Paris-Charles de Gaulle, London-Heatrow e Frankfurt.
São dois os terminais de passageiros do aeroporto. O Terminal 1 é o mais antigo e atualmente recebe voos de países europeus fora da área de Schengen, como o Reino Unido, além de voos intercontinentais, vindos da América do Norte, Ásia e África. Já o Terminal 2, inaugurado em 2006, recebe os voos de países que fazem parte do Acordo de Schengen. Os passageiros provenientes destes países não precisam passar pelo controle de passaporte.
Existem diversas opções de transporte do aeroporto até o centro da cidade.
Autocarro + Metro – A viagem dura cerca de 45 minutos e custa 32 coroas checas. Há duas opções: Pegar a linha nº 119 até a estação de metrô Dejvická, para então seguir na linha A (verde) até as estações centrais, que podem ser Mùstek or Muzeum. Ou então pegar a linha de autocarro nº 100 até a estação Zličín e depois seguir pela linha B (amarela) até o centro da cidade.
Táxi – Há duas companhias de taxi oficialmente autorizadas no aeroporto: Radiocab taxi e AAA RADIOTAXI. A corrida até o centro da cidade pode custar entre 500 e 700 coroas checas, dependendo do destino.
Um terceira opção, mais rápida e mais segura, é contratar um transfer particular.
Nós, chegamos a Praga vindos de Bruxelas, já bem de noite, e num dia frio de Fevereiro. Apesar de não nevar, havia neve por todo lado no chão, num claro indicador das baixas temperaturas. Optamos pelo transfer de Autocarro e Metro. Tudo tranquilo e em pouco tempo estávamos na praça central de Praga. No entanto, apesar da simplicidade, foi em Praga e por ingenuidade nossa, que nos aconteceu um momento insólito em tranfers. Quando chegamos ao aeroporto, demos facilmente com o autocarro, e tal como os mais 5 ou 6 passageiros, entramos no autocarro e nem sequer se lembramos do bilhete. Tudo tranquilo, o autocarro deixou-nos perto do metro, e seguimos viagem. Na viagem de regresso, voltamos a entrar normalmente no autocarro, sem ninguém a cobrar bilhete à entrada. Toda á gente entrava tranquilamente e assim também o fizemos. Enorme erro o nosso. Com o autocarro já a caminho do aeroporto aparece um senhor, o fiscal, que um a um vai pedindo os bilhetes. Toda aquela gente era portadora de passes vários e pelos visto éramos os únicos que não tínhamos bilhete válido para aquela viagem, pelo que fomos multados. Como já não tínhamos dinheiro, o fiscal acomapnhou-nos ao aeroporto, onde procedemos ao levantamento e pagamento da multa.
Subscrever:
Mensagens (Atom)